Serviço voltará em janeiro depois de ficar suspenso por quase dois anos devido ao contexto pandêmico. Moradores serão avisados previamente para providenciar a regularização
04/01/2022 | 12:01:05
Neste mês, o Sanep retomará o cronograma de corte de água por inadimplência em Pelotas, após interromper o serviço por 21 meses em função da pandemia do coronavírus. A decisão, tomada em março de 2020, foi uma das medidas adotadas pela autarquia para amenizar as consequências causadas pela crise sanitária, assim como a suspensão do pagamento das faturas para as famílias inscritas na Tarifa Social, de maio a dezembro – possibilitando o parcelamento dos valores no ano seguinte, sem juros ou multa.
Mesmo refletindo na redução da sua arrecadação mensal, o Sanep manteve o corte por dívidas desativado até dezembro de 2021, viabilizando que os pelotenses tivessem mais tempo para organizar as suas contas e deixá-las em dia. O cronograma será reiniciado gradativamente nas próximas semanas, começando o trajeto pela zona central da cidade. Os moradores em condição de inadimplência, incluídos na lista do serviço, estão sendo comunicados através de visitas da equipe da autarquia.
O objetivo é prestar orientações sobre a regularização das dívidas e evitar a suspensão do abastecimento nos imóveis. Assim como antes da pandemia, as regiões que estiverem na agenda do corte serão avisadas previamente durante o ano com o mesmo propósito. O serviço é feito de segunda a quinta-feira para impedir que as residências fiquem desabastecidas no final de semana. O mesmo vale para as vésperas de feriado.
A retomada do serviço será feita em janeiro, mês em que o Programa de Regularização de Dívidas do Sanep (Retar) ainda possibilita a quitação das pendências com benefícios à população. Nesta edição, será concedido 100% de desconto para os juros e multa devidos entre abril de 2020 e maio de 2021 – independentemente do número de parcelas acertadas com o programa. Além disso, poderão ser firmados parcelamentos em até 300 vezes (para inscritos na Tarifa Social ou categoria filantrópica) ou até 108 vezes (para população em geral).
A negociação pode ser realizada de forma online, pelo Whatsapp (53) 98425.0151 ou pelo e-mail [email protected], ou presencialmente, agendando um horário pelo telefone (53) 3026-1144. Saiba mais sobre as condições de pagamento e os documentos necessários para aderir ao Retar acessando o site .