De janeiro até a primeira quinzena de fevereiro, 61 novos endereços da zona rural foram adicionados ao cronograma do Sanep. No mesmo período de 2022, foram 35
16/02/2023 | 10:02:01
Os primeiros 45 dias do ano registram um aumento de 75% no número de cadastros para abastecimento por caminhão-pipa na zona rural, em comparação ao mesmo período de 2022. No ano passado, 35 endereços foram adicionados à rota do serviço do Sanep entre janeiro e a primeira quinzena de fevereiro. Desta vez, o número quase dobrou - 61 famílias a mais passaram a necessitar do atendimento.
O aumento é mais um reflexo da estiagem no Estado, explicou o coordenador do Departamento de Águas da autarquia, Alexandre Duval Correa. Com a falta de chuvas, as fontes naturais de abastecimento na colônia, como riachos e arroios, secaram e deixaram de fornecer o recurso que é indispensável à população.
“O número tem aumentado bastante desde o agravamento da estiagem. Em apenas um dia, tivemos dez novos cadastros para o serviço”, exemplificou o coordenador.
Atualmente, aproximadamente 3,2 mil famílias das zonas rural e urbana são atendidas por meio de caminhões-pipa, além de escolas, unidades de saúde, subprefeituras e comunidades indígenas e quilombolas. Residências de regiões como Cerrito Alegre, Cascata, Monte Bonito, Bachini e Rincão da Cruz representam as novas inscrições no serviço do Sanep, que percorre mais de 500 quilômetros por dia para entregar a água potável aos moradores.
Para atender a colônia durante a seca, mais dois caminhões foram incorporados à frota do Sanep, que passou a ser de seis, transportando cerca de 150 mil litros de água por dia. A autarquia também deu início a uma operação especial de abastecimento nas localidades do Balneário dos Prazeres e da Colônia Z3, com outros cinco veículos.
Os moradores da zona rural que ainda não estão inscritos e desejam solicitar o serviço devem realizar o cadastro pelo site ou pelo e-mail [email protected].