Barragem Santa Bárbara recupera nível após 143 milímetros de chuva

Vertedouro do manancial voltou a extravasar após quatro meses com índices negativos

25/08/2021 | 11:08:02


O sexto dia consecutivo de chuva em Pelotas trouxe uma boa notícia para o principal manancial do município, a Barragem Santa Bárbara: seu nível recuperado após mais de quatro meses com indicadores negativos. Desde sexta-feira (20) até a manhã desta quarta (25) foram registrados 143 milímetros – somente de terça para quarta, 85 milímetros foram notificados, informa o Sanep.

Chuva foi fundamental para recuperar nível do principal manancial de Pelotas - Foto: Adilson Delgado/Sanep

Esta é a primeira vez que o vertedouro extravasa desde o dia 9 de abril. Nesta segunda (23), o nível ainda estava com 78 centímetros negativos, mas o expressivo volume pluviométrico da última semana, principalmente, das últimas 48 horas, foi determinante para agilizar a recuperação. 

Em 2021, o pior cenário vivenciado pelo manancial ocorreu na última semana de julho, quando foi registrado 1,26 metro abaixo do nível ideal – marca ainda amena se comparada ao número atingido pela barragem no ano passado, após estiagem histórica: 4,40 metros negativos.

O coordenador do Departamento de Tratamento do Sanep, Vinicius Gonçalves, lembra que toda a precipitação que chega à região sul repercute no restabelecimento da Santa Bárbara e, por isso, mesmo depois de dois ou três dias da chuva, mais água pode chegar até o manancial, oriunda de rios e cursos menores de água. 

Casas de Bombas funcionam a pleno

Equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) da autarquia continuam atentas às condições de escoamento nas oito Casas de Bombas da cidade, responsáveis por dar vazão adequada à chuva. Além de monitorar as estruturas, os servidores também precisam intervir para fazer a limpeza das grades e a retirada dos resíduos (muitas vezes, itens volumosos, como partes de móveis e colchões), que chegam através da chuva escoada pelos canais do município.

Esta é a primeira vez que o vertedouro extravasa desde o dia 9 de abril - Vídeo: Divulgação/Sanep

Tags

sanep, chuva, barragem, santa bárbara, recuperação, sanep, chuva, barragem, santa bárbara, recuperação, sanep, chuva, barragem, santa bárbara, recuperação, sanep, chuva, barragem, santa bárbara, recuperação, sanep, chuva, barragem, santa bárbara, recuperação