Atendimento por e para todos

Acadêmico de Administração, Gustavo tem deficiência visual e integra a equipe de atendimento ao público do Sanep. O setor é peça-chave para a resolução das demandas dos moradores

04/04/2022 | 02:04:57


Autonomia é a palavra que define a rotina de Gustavo Klug, estudante do 6º semestre de Administração na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e estagiário no setor administrativo do Sanep. Com cerca de 5% da visão nos dois olhos, o jovem de 24 anos divide as tarefas do dia entre o trabalho durante a tarde e os estudos no turno da noite.

Foto: Amanda Kuhn

Responsável pelo atendimento direto com o público, via telefone, o futuro administrador recebe demandas dos outros setores, as estuda, analisa e mantém o contato com os clientes para resolver e acompanhar as questões pendentes, como regularização do imóvel e devolução de valores pagos em duplicidade. 

“Converso com os moradores para pedir documentações, dados e também encaminho alguns requerimentos internos. Tudo por telefone", compartilha, com orgulho. 

Independência e acessibilidade

Gustavo atua na área administrativa do Sanep há quase oito meses, depois de ter sido aprovado e convocado no processo seletivo para estagiar na autarquia. Desde o início, ele relata que teve todo o auxílio e a assistência necessários para realizar seu trabalho normalmente. “Quando cheguei, expliquei para o pessoal que precisava instalar os programas de leitura, que me permitem interagir com o computador e os sistemas de atendimento. Eles me ajudaram bastante. Todo mundo aqui é bem prestativo comigo, e a equipe é ótima”, declara.

Acostumado à rotina, ele conta que já está familiarizado com as ferramentas que utiliza durante o expediente diariamente, principalmente, com o notebook e o telefone. “Com todas as instalações feitas aqui, eu me viro bem e supertranquilo. Estou muito feliz com a oportunidade de poder trabalhar aqui. Fui muito bem acolhido”, afirma o estagiário.

Foto: Amanda Kuhn

O sentimento de alegria é recíproco de parte da equipe: "O Gustavo é um querido, um menino competente e dedicado. Ele nos ensina muito sobre a vida e sobre as relações. Conversa sempre de forma carinhosa e atenciosa com os nossos clientes, o que é essencial no atendimento do serviço público", comenta a chefe do Departamento de Logística, Andréa Silveira, que coordena o setor onde o jovem atua. 

Inclusão é prioridade

O Sanep destina vagas para pessoas com deficiência em todos os seus processos seletivos e concursos públicos, conforme determina a legislação, proporcionando que dezenas de estagiários e funcionários iniciem sua jornada profissional no setor público. A diretora-presidente Michele Alsina ressalta que a diversidade de pessoas, com perspectivas e histórias de vida diferentes, é um ganho para o quadro de servidores e para a autarquia. 

"A pluralidade nos faz crescer e nos fortalece. Como o Sanep atende todos os moradores de Pelotas, é fundamental que essa diversidade também esteja representada no outro lado da linha", pontua.

Tags

sanep, atendimento, inclusão, administração, sanep, atendimento, inclusão, administração