Área verde da barragem Santa Bárbara é renovada com plantio de árvores

Servidores da autarquia se mobilizaram para ampliar a área florestal do Horto Municipal

16/08/2019 | 12:08:45


A área verde da Barragem Santa Bárbara foi renovada, na manhã desta sexta-feira (16), com o plantio de 250 mudas de árvores na região do Horto Municipal. A ação do Sanep visa compensar a supressão arbórea executada anteriormente e ampliar a área florestal do Horto Municipal. A atividade ocorreu na área de acesso à Estação de Tratamento (ETA) e reuniu centenas de servidores do Sanep.

Servidores se reuniram para fazer o plantio de 250 mudas. Fotos: Igor Sobral

A prefeita Paula Mascarenhas participou do plantio e elogiou a iniciativa e a presença dos servidores neste ato simbólico.

”Este poderia ser simplesmente um trabalho braçal, que era necessário ser feito, mas fico feliz de ver que este ato tem um significado: de união entre todos os funcionários que fazem o Sanep acontecer. Precisamos manter em discussão as questões de meio ambiente, é nosso dever preservá-lo e, hoje, estamos aqui transformando a nossa barragem em uma área mais verde e que trará mais sombra e ar puro para as novas gerações”, destacou a prefeita.

O diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, destacou que, no total, mil mudas de árvores serão plantadas na área verde da Barragem, através de um trabalho de compensação arbórea. Cinquenta mudas haviam sido plantadas anteriormente na área da Estação de Tratamento. Na elaboração do plano de arborização foi feito um levantamento de toda a estrutura, com o objetivo de não comprometê-la. Em locais da ETA onde ocorre maior concentração de trabalho foram plantadas apenas árvores ornamentais, com espécies que ofereçam sombra e um atrativo estético aos funcionários. Já na área em que está situada a Barragem Santa Bárbara, foi evitado o desenvolvimento de vegetais que podem afetar o fluxo operacional.

Entre as espécies plantadas estão a Schinus terebinthifolius (Aroeira-vermelha), Schinus molle (Aroeira-salso), Bauhinia forficata (Pata-de-vaca), Handroanthus chrysotrichus (Ipê-amarelo) e Syagrus romanzoffiana (Jerivá). O plantio tem como objetivo, ainda, conscientizar a população sobre a importância da recuperação e preservação ambiental da Barragem Santa Bárbara.

O secretário de Qualidade Ambiental (SQA), Felipe Peres também participou do evento.


Tags

plantio de 250 mudas, sanep, barragem santa barbara, plantio de 250 mudas, areas verdes, sanep, barragem santa barbara, areas verdes, área verde, barragem santa bárbara, barragem santa bárbara, área verde, área verde, barragem santa bárbara, plantio, 250 mudas de árvores, sanep, barragem santa bárbara, plantio, 250 mudas de árvores, sanep