Abertura de canal amplia captação na Barragem Santa Bárbara

Sanep atua com plano de ação para minimizar transtornos causados pela estiagem

13/03/2020 | 02:03:15


Para amenizar os transtornos causados pela falta de chuvas na região sul, o Sanep vem desenvolvendo um plano de ações na Barragem Santa Bárbara, com obras de aprofundamento do ponto de captação, manutenção em bombas, além da abertura de um canal que vai encaminhar a água localizada em pontos de maior profundidade até a área onde é feita a captação, através de estruturas flutuantes. A medida aumentará o volume da área, melhorando a qualidade da água captada.

Para o diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, estas ações garantem o abastecimento no Município, sem que seja necessário ampliar a restrição do uso da água, causando algum tipo de racionamento. “Em caso de necessidade, a última opção seria o início de uma transposição do arroio Pelotas, que apresenta uma água de excelente qualidade. Muitas pessoas comentam sobre fazer isso direto do canal São Gonçalo, mas hoje seria totalmente inviável, pois somente poderíamos captar a um ponto de 1,8 quilômetros depois da Eclusa, para evitar algum tipo de salinidade da água”, afirma o gestor, ao destacar que este tipo de transposição do arroio Pelotas já foi feito anteriormente. 

Na manhã desta sexta-feira (13), o diretor-presidente da autarquia acompanhou o deputado federal Mauricio Dziedricki (PTB), em visita à Barragem, para monitorar a situação e visualizar a área de captação de água bruta, que está a 2m56cm abaixo do nível do vertedouro. O parlamentar integra uma Comissão permanente com a equipe técnica da Secretaria de Agricultura do RS, entidades do estado, instituições financeiras e Câmara dos Deputados, criada em encontro realizado com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

 “Precisamos cada vez mais reforçar a necessidade de atuação do governo federal para amenizar os prejuízos causados pela seca aqui no estado”, salientou Dziedricki. 
Deputado federal acompanha situação para reforçar junto ao governo federal a necessidade de atuação para amenizar prejuízos. Fotos: Angélica Mengue

Os vereadores Anderson Garcia e Eder Blank acompanharam a visita, assim como servidores do Sanep que atuam na área da Estação de Tratamento. 


Tags

sanep, barragem santa barbara, estiagem, falta de chuva, sanep, estiagem, falta de chuva, sanep, estiagem, falta de chuva, barragem santa bárbara, sanep, estiagem, falta de chuva, barragem santa bárbara