Conta de água do mês de agosto: o que você precisa saber

A pandemia mudou hábitos neste ano e alterou o formato de alguns serviços, pois foi necessária uma adaptação a esta nova realidade. No Sanep não foi diferente. A leitura dos hidrômetros para a cobrança das contas não foi realizada nos meses de abril e maio. Portanto as contas que venceram em junho e julho foram com base na mesma leitura, realizada em março. Você deve ter percebido que pagou o mesmo valor nestas contas.

Mas em junho, conseguimos novamente fazer as leituras. Por isso, a diferença de valores (tanto para mais como para menos) destes meses sem leitura será corrigida na conta que vence em agosto.

Mas como funciona esta correção?

O nosso sistema vai automaticamente calcular a diferença dos valores com base no consumo registrado em junho. Vamos te citar um exemplo:

No mês de março registramos um consumo de 10m³ no imóvel. Desde então, o Sanep cobrou durante 2 meses pelo consumo de 10 m³. No terceiro mês voltamos a fazer a leitura e percebemos que neste imóvel o consumo do período foi de:

* 24m³, ou seja, 8m³ por mês. O sistema irá fazer automaticamente a restituição da diferença em valor referente a estes 2m³ que foram cobrados a mais, em cada mês, deste morador.

Ou então:

* 36 m³, ou seja, 12m³ por mês. O sistema irá fazer automaticamente a cobrança da diferença em valor referente a estes 2m³ que faltaram em cada mês. Todas as compensações são feitas automaticamente pelo sistema, sem a necessidade de que o usuário solicite.

Vamos te mostrar outros dois exemplos práticos*

  • Diferença de uso de média

Uma residência foi cobrada durante estes 3 meses (maio, junho e julho) com base na última leitura realizada, que registrava consumo de 10m³ no mês. O valor cobrado em água foi de R$ 43,40 e esgoto foi de R$ 26,04, somando R$ 69,44 em cada um desses meses e um total de R$ 208,32 ao final do período.

Agora o Sanep fez a leitura novamente e foi constatado que esta residência gastou 36m³ nestes três meses, ou seja, 12m³ por mês. Então, o morador deveria ter sido cobrado R$ 53,38 de água e R$ 32,03 de esgoto, R$ 85,41 em cada um dos meses, somando R$ 256,22. A diferença entre estes valores (256,22 que deveria ter sido cobrado e 208,32 que foi cobrado) é o que vai ser cobrado na conta que vence em agosto, como uma Dif. de Uso de Média Comp. Anterior (R$ 47,90).

  • Restituição de Uso de Média

Uma residência foi cobrada durante estes 3 meses (maio, junho e julho) com base na última leitura realizada, que registrava consumo de 10m³ no mês. O valor cobrado em água foi de R$ 43,40 e esgoto foi de R$ 26,04, somando R$ 69,44 em cada um dos meses e o total de R$ 208,32 ao final do período.

Agora o Sanep fez a leitura novamente e foi constatado que esta residência gastou 24m³ nestes três meses, ou seja, 8m³ por mês. Então, o morador deveria ter sido cobrado R$ 34,72 de água e R$ 20,83 de esgoto, R$ 55,55 em cada um dos meses, somando R$ 166,66.

A diferença entre estes valores ($166,66 que deveria ter sido cobrado e $208,32 que foi cobrado) é o que vai ser descontado na conta que vence em agosto, como uma Restituição (R$ 41,66).

* Ambos os exemplos foram criados com base:

- Em um imóvel residencial com taxa de esgoto de 60%

- Com valores considerando-se a tabela vigente de 2019/07 a 2020/06

Entenda sua imagem

Mas como sei que esta correção está na minha conta?

Ao visualizar a sua conta de agosto, você vai perceber que, além dos itens que sempre aparecem (cobrança de água, esgoto, taxa do lixo e serviço básico) haverá, também, um valor de “Restituição” (caso você tenha pago a mais do que consumiu nestes meses sem leitura); ou um valor de “Dif. Uso Media Comp. Anterior” (caso você tenha pago menos do que consumiu nestes meses sem leitura).

Há um intervalo entre a leitura e a cobrança da conta?

Sim. Há um intervalo de cerca de 2 meses entre o dia que o Sanep faz a leitura na sua casa e o dia em que a conta chega na sua casa. Isso ocorre pois precisamos gerar estas contas no nosso sistema e encaminhar para a impressão. Por exemplo:

  • A leitura na sua casa é realizada em junho.
  • Vai ser gerada no nosso sistema com Competência Julho e enviada para impressão;
  • E vai vencer no mês de agosto, para dar tempo de entregar nas casas com antecedência da data de vencimento.

Restituição na minha conta. O que é isso?

A Restituição será o valor $ devolvido nos casos em que registramos o consumo inferior ao que foi cobrado na sua conta nos meses em que não foi feita a leitura.

Dif. de Uso de Média Comp. Anterior na minha conta. O que é isso?

A Dif. de Uso de Média Comp. Anterior será o valor $ cobrado na sua conta nos casos em que registramos o consumo superior ao que foi cobrado nos meses em que não foi feita a leitura.

Preciso de mais explicações. Com quem posso falar?

Caso você queira tirar dúvidas sobre o assunto, você pode procurar o Sanep nas redes sociais. Facebook, Twitter ou Instagram: @saneppelotas ou enviar sua dúvida por e-mail: [email protected]

* Sua leitura está errada? Você pode entrar em contato com nossa equipe pelo whatsapp nos seguintes números: (53) 98404.0190 ou (53) 98422.0100.

* Deseja abrir um requerimento para revisão da leitura/conta? Solicite através do whatsapp da nossa equipe de atendimento ao público, pelo número: (53) 98417.0008.